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sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ativ.4.3

Plano de Aula do Ensino Fundamental  da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira    Rio Negro-MS
Série / Ano: 2º Ano B e 6º Ano B    Turno: Vespertino
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4h/aula
Disciplina
: Artes, Português e Produção Interativa
Conteúdo: Gênero textual instrucional: receita , Interpretação de texto, leitura e oralidade. Produção de texto.
Objetivo:
Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita.
Pesquisar e conhecer comidas típicas do nosso estado (MS).
Pôr em prática como executar os textos instrucionais.
Metodologia: :
Sondar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o gênero textual receita. Questionar se já fizeram algum tipo de comida, que tipo, se a receita deu certo.
 Perguntar se há um livro de receitas na casa deles, se eles costumam ler as receitas que vêm em rótulos de alguns produtos alimentícios.
Conversar com eles sobre as preferências de cada um em relação aos alimentos, sobre tipos diferentes de bolo, conduzi-los a dizer os ingredientes necessários para se fazer o bolo do qual mais gosta.
Mostrar aos alunos através do texto “Chipa com Batatas”, como se organiza uma receita, quais os ingredientes são usados, a quantidade e o modo de preparo.
Copiar a receita e a interpretação de texto do computar para que os alunos copiem no caderno.
Explicar que as receitas dizem como as ações dever ser realizadas, que o título faz parte da receita e é ele que define o conteúdo dela. Que algumas receitas trazem também o rendimento e o tempo de preparo e ressaltar a importância desses dois itens.
Pesquisar textos instrucionais (receitas) na Sala de Tecnologia Educacional (computadores – internet – vídeos) e observar como são e como fazer  e executar os textos instrucionais.
Os alunos do 6º Ano irão pesquisar comidas regionais (folclóricas) de Mato Grosso do Sul. Escolherão algumas para fazer e apresentar em sala. E escolherão uma receita para desenvolver em conjunto na escola.
Levá-los para a cozinha da escola, dividir os ingredientes que cada aluno ficou incumbido de trazer. Colocar em prática a preparação da receita escolhida (chipa). 
Pedir aos alunos que leiam os ingredientes e o modo de fazer. Falar sobre a importância de seguir todos os passos da receita para que a receita (chipa) saia da maneira desejada.
Mostrar a importância do modo de preparo, que tem que ser bem explicado, para que o leitor compreenda e saiba como fazer.
Depois de pronto a receita escolhida, perguntar se lendo a receita, eles acharam fácil ou difícil a preparação da mesma.
Em seguida, fazer uma interpretação de texto e corrigi-la com eles.
Receita da:
Chipa com batata
Ingredientes:
1 queijo ralado
1kg de polvilho doce
2 copos (americano) de polvilho azedo
2 batatinha cozida amassada
6 ovos
½ copo (americano) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de preparo:
Coloca em um recipiente a batatinha amassada, o óleo, sal, ovos, manteiga e misture até ficar homogêneo. Coloque os polvilhos (azedo e doce) e amasse bem, misturando-os  e por fim, acrescente o queijo ralado.
Sove bem. Após, modele do jeito que quiser (bolinha, ferradura, etc).
 Asse em forno pré-aquecido até dourar.

Recursos:
Polvilho doce, polvilho azedo, queijo ralado, óleo, ovos, manteiga,batatinhas, bacias, assadeiras, forno, computador –internet, máquina digital, celulares, caderno, lápis, caneta.
Avaliação da Aprendizagem: Participação, interesse, leitura, pesquisas e modo de fazer as receitas.


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